terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Nova Russas

A HISTÓRIA DA IGREJA DE NOVA RUSSAS


Segundo fontes históricas pesquisadas pela equipe de universitários do curso de História da UVA (Universidade Estadual Vale do Acaraú), do campus de Nova Russas - Ce, a origem da construção da Igreja de Nossas Senhora das Graças originou-se a partir da construção da primeira capela, no ano de 1894, substituindo um antigo “NICHO” de taipa que ficava onde hoje é praça da Matriz. Tinha a referida CAPELA estilo de uma pequena Igreja, localizava-se no espaço desocupado, entre a Matriz e o obelisco contíguo ao Banco do Nordeste.
A portaria do Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom José Tupinambá da Frota, Bispo de Sobral, criou a Paróquia de Nova Russa, em 15 de agosto de 1937. Com a criação da paróquia, o Padre Antônio Regino Carneiro, vigário de Tamboril, foi o ultima a “desobrigar” nesta capela.
O primeiro vigário de Nova Russas foi o Padre Francisco Ferreira de Moraes, natural de Crateús, ordenado em 31 de outubro de 1937, tornou posse no dia 09 de janeiro de 1938, tendo como celebrante da solenidade o próprio Dom José.
Algumas pessoas que assistiram aquele ato de grande significação, que marcou o limiar da vida religiosa de uma cidade e da vida paroquial de um sacerdote, ainda guardam na memória e julgam ter sido uma das mais bonitas solenidades realizadas na Igreja Matriz de Nova Russas; destacando-se como parte principal a entrega da chave do “Santo Sacrário”
Após esta solenidade, inicia-se a História propriamente dita da Igreja Matriz de Nova Russas, cuja Padroeira, Nossa Senhora das Graças, permanece de braços estendidos a derramar suas graças sobre aqueles que têm a gloria de nascer aqui e também sobre todos que acaso os trás para beber da água do “Curtume”.
Durante nove anos exatos, o jovem vigário esteve a frente dos destinos paroquiais desta pequena cidade, que lhe serviu “berço sacerdotal”. Concluiu os trabalhos de construção da Igreja Matriz, fundou associações “pias” dedicou-se exclusivamente do bem da moral e da própria Igreja, que a ele havia sido confiado.
No dia 09 de janeiro de 1947, despediu-se deste povo que ainda hoje o estima.
O Segundo Vigário de Nova Russas foi o Padre Francisco Soares Leitão - “in memoriam” – Natural de Independência, ordenado em 30 de novembro de 1941, tomou posse desta paróquia no dia 22 de fevereiro de 1947.
Há um fato curioso sobre a chegada do padre Leitão: embora estivesse designado para Nova Russas desde janeiro, não quis, entretanto, assumir a paróquia antes do “Carnaval” para evitar qualquer incompatibilidade entre ele e os paroquianos. Eis o motivo por que a posse dele esta registrada em 22/02/1947.
Durante sua administração paroquial, teve quatro coadjutores: Pe. Berlamino Augusto Lopes, Pe. Antônio Silveira Bastos, Pe. Benes Alencar Sales e Pe. Antônio Mauricio Melo.
Por uma fatalidade do destino, no dia 01 de abril de 1981, por volta das 17h00, ouviu-se “um estrondo abafado”: era a Torre da igreja Matriz que havia desmoronado, deixando soterrados naqueles escombros de caliça e tijolo três meninos que despreocupadamente, brincavam lá embaixo. É surpreendente observar que “um’ dos três garotos saiu com vida, após três horas, (mais ou menos) debaixo das ruínas.
Apesar dos anos de seca e das incompatibilidades existentes, o povo de Nova Russas não mediu sacrifícios no sentido de reconstruir a Torre de nossa Matriz. O primeiro pedreiro a reconstruir a torre foi o Sr. Antônio Constâncio e o primeiro servente foi Joaquim Casimiro. Portanto, hoje a torre é o cartão de visitas da cidade.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima
A primeira visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima aconteceu no dia 09 de novembro de 1953. A segunda visita ocorreu no dia 10 de agosto de 2003 nos festejos da nossa Padroeira, iniciando-se com uma carreata que comemorava os 50 (cinquenta) anos da passagem de Nossa Senhora de Fátima em varias regiões do estado do Ceará como mostra as fotos.
Por ocasião da passagem da imagem peregrina em 1953, foi construído um arco em sua homenagem na Av. Antônio Joaquim de Sousa, no cruzamento da rua Antônio Rodrigues Veras. Teve sua reestruturação no ano de 2001.
Com tantos acontecimentos históricos ocorridos com o passar dos tempos a Igreja nos representa para cada um de nos um sentimento de alegria e satisfação em elevar a Deus nossas orações aos domingos e principalmente nos festejos da Padroeira que nos faz reencontrar amigos e parentes que não moram mais aqui, recordando-se sempre daquele passado que foi bom e não volta mais. No entanto, é importante conscientizar os jovens para a necessidade de preservar nossos monumentos históricos, sobretudo, a Igreja, para as gerações futuras conhecerem a sua própria memória e história e, finalmente, suas tradições religiosas.
Capela de Nossa Senhora das Graças onde hoje atual Matriz.


Igreja Matriz de Nossa Senhora das Graças.


Destruição da torre da Matriz depois de um dilúvio.




Reconstrução da torre.

Primeira visita da imagem peregrina de Nossas Senhora de Fátima.

Segunda visita de Nossa Senhora de
Fátima.






Construção do Arco de Nossa Senhora de Fátima.




Arco de Nossa Senhora de Fátima
Construído

A HISTÓRIA DO AÇUDE FARIAS DE SOUSA

Segundo Marinho Filho, a construção do açude Farias de Sousa teve início no ano de 1958 a partir de um projeto do ex-prefeito José Almir Farias.
No entanto, a construção do açude iniciou-se na década de 80 com recursos do DNOCS (Departamento Nacional de Obra Contra a Seca).
O fato histórico é que na época havia uma escassez d’água na região, onde a Fundação Especial de Saúde Publica hoje FUNASA, havia dado inicio ao projeto do leito do rio Acaraú e por conta da análise geológica confirmou-se que o volume d’água, mesmo sendo abundante, não era suficiente para as necessidades da sede.
Tendo-se iniciado a construção do açude Farias de Sousa, em ritmo acelerado, a fundação optou por construir uma adutora para transportar água do açude até a cidade de Nova Russas, após ter feito o estudo topográfico e confirmar que a condução dessa água seria por adução, dando início ao sistema de abastecimento de água atual.





Açude Farias de Sousa.





Açude Farias de Sousa Sangrando,
no ano de 2009.














NOTICIAS LOCAIS

POLÍTICA

O governador Cid Gomes assina ordem de serviço em Nova Russas e liberá mais obras para o município
Em visita ao município de Nova Russas, quinta-feira, dia 17 de dezembro de 2009, o governador do Ceará, Cid Gomes, assinou a ordem de serviço para a construção de uma escola técnica profissionalizante. A escola funcionará em tempo integral e beneficiará a juventude novarrussense. Formará mão de obra qualificada e gerará inúmeros empregos diretos e indiretos

CULTURA
O município de Nova Russas realizou grande festa em praça pública para comemorar a chegada de 2010, com show pirotécnico. Quatro bandas musicais animaram a festa de fim ano. Uma multidão de pessoas cantou e dançou ao som de bandas de forró. A cidade atraiu muitos visitantes de cidades vizinhas. A animação tomou conta de todos que participaram da virada de ano.


ESPORTE

Nova Russas na 2ª divisão do campeonato cearense de 2010
O time de futebol profissional da cidade de Nova Russas terminou em terceiro lugar no campeonato cearense da 3ª divisão e garantiu uma vaga para disputar, no ano seguinte (2010) a tão disputada 2º divisão.
A equipe mesmo ficando em terceiro lugar foi a única invicta na competição. Não perdeu, portanto, uma única partida em todo campeonato.
Parabéns ao time de Nova Russas Esporte Clube que disputará a segunda divisão em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário