terça-feira, 26 de janeiro de 2010

GRÊMIO RECREATIVO NOVARRUSSENSE

O GREMIO RECREATIVO NOVARRUSSENSE

O Grêmio Recreativo Novarrussense foi criado no dia 09 de janeiro de 1955, por uma assembléia geral reunida na residência do Sr. Benedito Charles Maia e que compareceram os Senhores, Prof. Dr. Francisco Jorge de Abreu, Dr. Antonio Alípio Gomes Filho, Antonio Joaquim de Sousa, Alfredo Gomes da Silveira, Antonio Bezerra do Vale, Edmundo Macedo (Ubajara-CE), Temóteo Ferreira Chaves, Antenor Gomes da Silveira, José Ribamar Filho, João Martins Leitão.
Foi instalada, portanto, na cidade de Nova Russas uma sociedade que recebeu a dominação de “Grêmio Recreativo Novarrussense”.
A reunião de criação foi presidida pelo Sr. Francisco Jorge de Abreu, pela qual explicou para as pessoas presente à finalidade principal daquela sessão: 1° instalar uma sociedade de elite em Nova Russas, com o fito principal de edificar em nossa terra um clube que fomente uma educação social para o povo novarrussense, disto tão carente; e que a sociedade em apreço constaria: conselho superior, conselho fiscal e conselho diretor (diretoria). Os requisitos imprescindíveis para ser sócios da nova entidade seriam: conduta exemplar, contribuição pecuniária, colaboração para boa ordem e comparecimento distinto a reuniões. Os sócios seriam divididos em categorias sendo elas de sócios fundadores, acionistas, contribuintes e beneméritos. Os departamentos que formam a sociedade seriam: dançante, esportivo e cultural.
Após o pronunciamento do presidente foi discutido o plano de instalação da nova sociedade, escolha da primeira diretoria e seus respectivos cargos, os quais foram logo empossados, dessa maneira decidiu-se que o conselho superior seria formado pelo Dr. Milton Evaristo de Aragão, Dr. Osvaldo de Sousa Martins, Dr. Bruno Alves Maia Pires, Sr. Oriel Mota e Francisco Furtado Landim. Conselho fiscal: Benedito Charles Maia, João Martins Leitão e Alfredo Gomes da Silveira. Presidente de honra: Francisco Jorge de Abreu. Conselho diretor: Presidente Dr. Antonio Alípio G. Filho. Vice Presidente: Dr. José Almir Farias de Sousa. Primeiro Secretário: Antonio Bezerra do Vale. Segundo Secretário: Temóteo Ferreira Chaves. Primeiro Tesoureiro: Antonio Joaquim de Sousa. Segundo Tesoureiro: Luis Gonzaga Abreu. Orador Oficial: Francisco das Chagas Farias.
Em seguida, por aclamação geral, foi incluído como primeiro sócio benemérito da sociedade o Sr. Edmundo Macedo, suplente do Deputado Estadual pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), que embora não sendo novarrussense se comprometia em conseguir logo que possível, uma subvenção de C$ 20.000 (vinte mil cruzeiros) para essa sociedade.
Em prosseguimento, usou da palavra o Dr. Antonio Alípio Gomes Filho, presidente empossado, sugerindo que fossem considerados sócios fundadores aqueles que fossem admitidos pelo conselho fiscal e que assinassem a ata de instalação.
O Grêmio Recreativo Novarrussense era um ambiente muito restrito, pela qual era permitido frequentar somente pessoas da elite, os quais deveriam estar trajados de terno, gravata, as mulheres de vestido longo e demonstrassem um comportamento muito formal, que era regulado pelo conselho fiscal, o qual se não fosse cumprido havia punições como proibição de freqüentar os salões, suspensão por determinado período de tempo e até expulsão.
Dizem até que existia o chamado “bilhete azul”, o qual era dado as moças “mal faladas” e que não podiam frequentar o Grêmio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário