terça-feira, 26 de janeiro de 2010

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

NOS TRILHOS DA SAUDADE

Como consequência da Revolução Industrial deu-se o surgimento das estradas de ferro, tendo em vista a facilitação de transportes mais eficientes e com maior potencialidade para as fábricas deslocar seus produtos manufaturados e as matérias-primas. No século XIX, por volta dos anos de 1860, tornou-se mais intenso o comércio entre portos estrangeiros com o Ceará.
Neste período, visando de imediato diminuir o sofrimento dos sertanejos oprimidos pela seca que assolou o Estado por três anos, entre 1877 a 1879, Dom Pedro II trouxe para o Ceará uma estrada de ferro que ligava Sobral às demais cidades da região norte, chegando até Crateús. A construção foi iniciada no ano de 1878, também com o intuito de gerar emprego para os flagelados. Os estudos topógrafos do grande projeto foram realizados pela equipe comandada pelo então engenheiro francês Dr. José Privat. Os primeiros trilhos foram assentados na cidade de Camocim em direção a Sobral, trecho esse de 129 km, que foi inaugurado em 1882.
Com o declínio do Império as obras foram paradas, sendo retomadas somente no período republicano, em 1906, sobre o comando do engenheiro Antonio Sampaio Pires Ferreira, auxiliado pelo engenheiro João Tomé de Sabóia e Silva. O trecho novarrussense foi edificado em 1910 e inaugurado no dia 09 de novembro do mesmo ano. Mas, tal construção acabou prejudicando donos de tropas de animais e proprietários de fazendas, pois enfraquecia suas fontes de renda, devido a facilitação com as locomotivas que eram meios mais ágeis e levaria um menor tempo no transporte.
Por outro lado, trouxe benefícios econômicos para a cidade que começou a estabelecer seu crescimento. Nova Russas teve seu monumento, a Estação Ferroviária, instalado no centro, pois facilitava muito o transporte de mercadorias para o comércio e o deslocamento dos viajantes. A chegada do trem, geralmente no fim da tarde, atraia centenas de pessoas para recebê-lo. As máquinas foram batizadas com os nomes de Senibul, Rocha Lima e o Trem Pagador, este último em função de trazer, mensalmente, o pagamento dos funcionários da ferrovia, vindo de Fortaleza e passando por todas as estações. Essa movimentação social só ajudou no crescimento do comércio, pois atraído pelo novo caminho, pelas terras produtoras de algodão e, sobretudo, pela hospitalidade do povo.
Nova Russas começou a receber famílias de todas as cidades deste imenso sertão entre a Serra da Ibiapaba e a Serra das Matas. O progresso, deste então, parecia chegar à cidade.

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